domingo, 29 de setembro de 2013

Bolo de Banana





Chegou finalmente o Outono. Cheira a terra molhada e só apetece ficar enrolada numa manta com um chá quente. Mas não posso, começa mais uma semana e está na hora de ir trabalhar. Com este dia molhado nada melhor que uma fatia deste bolo de banana, delicioso e reconfortante. Boa semana para todos.

Ingredientes:
*355g de farinha
*1 colh. de chá de fermento em pó
*1/2 colh. de chá de bicarbonato de sódio
*1/2 colh. de chá de sal
*200g de açúcar
*170g de manteiga
*2 ovos
*2 bananas maduras
*1 colh. de chá de extracto de baunilha
*2 colh. de sopa de iogurte grego
*120ml de leite meio gordo
*Opcional: passas, nozes ou pepitas de chocolate

Preparação:
Aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha, retirando o excesso da farinha. Eu usei uma forma redonda com buraco, mas pode usar a forma que quiser.
Numa taça juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Numa outra taça bater a manteiga e o açúcar durante 1 a 2 minutos. Adicionar os ovos um a um, mexendo bem. Desfazer as bananas com a ajuda de um garfo e acrescentar o extracto de baunilha e o iogurte grego. Juntar as bananas ao açúcar e à manteiga. Juntar depois os ingredientes secos em três vezes misturando sempre muito bem, alternando com o leite.
No fim se quiser pode adicionar passas, nozes, pepitas de chocolate ou outro ingrediente à escolha. Eu optei por não juntar nada desta vez.
Colocar a mistura na forma e levar ao forno por 45 a 50 minutos ou espete um palito e veja se sai limpo.
Por fim deixe arrefecer um pouco o bolo antes de desenformar e pode ainda cobrir o bolo com chocolate derretido.

Bom Apetite!  

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bolo de Laranja



Agora um bolo bem simples e fácil de fazer. Ideal para um pequeno almoço de fim de semana ou um lanche entre amigos, que foi o caso deste bolo.


Ingredientes:
*4 ovos
*300g de açúcar
*200g de manteiga
*300g de farinha
*1 colh. de chá de fermento
*300ml de sumo de laranja

Preparação:
Este bolo não tem ciência nenhuma. Simplesmente juntar todos os ingredientes, começando por bater os ovos com a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Adicionar a farinha e o fermento e por fim o sumo de laranja. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha, retirando o excesso. Levar ao forno pré-aquecido a cerca de 180ºC até bolo estar cozido.
Dica: Como os fornos são todos diferentes e o tempo de cozedura pode variar, eu vejo se os bolos já estão cozidos fazendo o teste do palito. Espetar um palito no centro do bolo ou na parte mais alta do bolo e se o palito sair limpinho é porque já está cozido.
Retirar o bolo do forno e se gosta dos bolos mais húmidos e com mais sabor a laranja, pode regar o bolo ainda morno com sumo de 1 a 2 laranjas. Fure o bolo várias vezes antes de o regar para que o bolo absorva melhor o sumo de laranja.

Bom Apetite! 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tarte tatin de Pêssego e Alecrim


A tarte tatin é uma sobremesa tipicamente francesa inventada pelas irmãs Stéphanie e Caroline Tatin.
Esta tarte tatin foi a sobremesa de um almoço agradável passado em família e para os mais gulosos foi servida com uma bola de gelado.
Tive que improvisar um pouco na preparação da tarte porque não tinha uma frigideira muito grande e as que tinha nenhuma podia ir ao forno. Resultado, tive que usar menos pêssegos e passar a tarte da frigideira para uma tarteira para poder ir ao forno. Como devem imaginar não foi um cenário bonito com os sucos todos a entornar por todo o lado, portanto rapidamente comprei uma frigideira que pode ir ao forno.

Ingredientes:
*1 pacote de massa folhada de forma redonda (já pronta a usar)
*6 pêssegos grandes (ou mais dependendo do tamanho da frigideira)
*3 colh. de sopa de mel
*1 ramo pequeno de alecrim
*2 colh. de sopa de manteiga
*4 colh. sopa de açúcar

Preparação:
Descascar os pêssegos e cortá-los ao meio de forma a poder tirar o caroço cuidadosamente. Numa frigideira que possa ir ao forno e bastante larga colocar a manteiga, o açúcar, o mel e os raminhos do alecrim, reservando alguns para enfeitar no final. Juntar os pêssegos com a parte redonda para baixo e levar a lume brando cerca de 10 minutos ou até se formar um caramelo e os pêssegos começarem a cozer. Retirar do lume e reservar para poder cobrir com a massa folhada.
Desenrole a massa folhada e cubra a frigideira dobrando as extremidades para dentro da frigideira. No centro da massa folhada abrir um pequeno buraco para o vapor poder sair durante a cozedura. Colocar a tarte no forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos. A massa deve ficar dourada e estaladiça.
Retirar do forno e deixar repousar uns minutos antes de a virar para o prato onde vai servir. Coloque no fim os restantes ramos de alecrim que reservou anteriormente.

Bom Apetite!


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Cheesecake da Nigella



Convites para almoçar ou jantar em casa de amigos torna-se cada vez mais sinónimo de oportunidade de fazer sobremesas ;)
Esta receita de cheesecake é da Nigella Lawson e devo ter encontrado na net, não me recordo é onde...
Mais uma vez framboesas. Mas de facto são frutos que ligam muito bem com o limão, o chocolate, o queijo e tantas outras coisas boas.

Ingredientes:
*150g de bolacha Maria
* 75g de manteiga à temperatura ambiente
*200g de queijo creme (usei Mascarpone)
*50g de açúcar em pó
*1 colh. de chá de essência de baunilha
*1 colh. chá de sumo de limão
*200ml de natas
*compota de framboesa para a cobertura
*framboesas frescas para enfeitar

Preparação:
Picar com uma picadora a bolacha Maria juntamente com a manteiga amolecida até ficar em migalhas. Colocar esta mistura numa tarteira, de preferência uma que possa ser usada para servir, e pressionar bem. Bater o queijo creme com o açúcar em pó, o sumo de limão e o extracto de baunilha. Bater as natas até ficarem uma espécie de chantilly, mas não demasiado duras. Incorporar a mistura do queijo com as natas e colocar sobre a base de bolacha, espalhando bem. Cobrir com película aderente e levar ao frigorífico no mínimo 3 horas. Antes de servir cobrir com a compota e as frutas frescas.

Bom Apetite!



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tarte de Limão com Frutos Silvestres



Esta tarte foi a nossa contribuição para a festa de baptizado do filho de um vizinho. Tentei decorar a tarte de forma a ficar bonita...uma arte que tenho de ir praticando. 

Mais uma vez o contraste entre o limão e os frutos silvestres é uma fórmula infalível ;)
A base da tarte não ficou muito firme, talvez fazendo com uma bolachas mais amanteigadas o resultado fique melhor...experimentem!!

Ingredientes:
* 200g de bolacha Maria 
* 80g de manteiga
* 1 lata de leite condensado
* 2 ovos
* 4 colh. de sopa de farinha
* raspa e sumo de 1 limão e 1 lima
* Frutos silvestres para enfeitar (usei congelados)

Preparação:
Esmigalhar a bolacha Maria até ficar quase em pó e juntar à manteiga amolecida. Forrar uma tarteira com o preparado anterior e levar ao frigorífico para endurecer.
Bater bem o leite condensado com os ovos e a farinha. Acrescentar depois o sumo do limão e da lima. Verter esta massa na tarteira e levar ao forno pré-aquecido cerca de 40 minutos com temperatura a 180º. Durante o tempo de cozedura vá picando sempre a tarte com um palito. Retirar do forno e quando estiver totalmente fria enfeitar com framboesas, morangos, amoras e/ou mirtilos. Pode polvilhar no fim com açúcar em pó. 

Bom Apetite!

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bolo de Limão com Recheio de Framboesa



O contraste amargo do limão com a doçura das framboesas e a cremosidade do queijo torna este bolo irresistível e tive que me conter para não o comer todo sozinha :)
Espero que gostem!!!  

Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 iogurte natural
- 3 x a medida do iogurte de açúcar
- 3 x a medida do iogurte de farinha
- 1 x a medida do iogurte de óleo (Girasol)
- Sumo e raspa de 1 limão
- 1 colher de chá de fermento
- açúcar em pó qb

Para o recheio:
- 200g de mascarpone
- 250g de framboesas congeladas (pode usar frescas) 
- açúcar em pó a gosto

Preparação:
Misturar iogurte, farinha, açúcar e o fermento. Acrescentar a seguir os ovos, o óleo e o sumo e as raspas de limão. Misturar tudo bem até obter uma massa lisa e brilhante. Untar com manteiga e polvilhar com um pouco de farinha, retirando o excesso, uma forma redonda. Coloque a mistura na forma e leve em forno pré-aquecido a 170º C durante cerca de 30 minutos. Assim que o bolo estiver cozido, o que pode testar com um palito que deve sair limpo, desenforme e deixe arrefecer numa grade antes de cortá-lo ao meio.
Dica: Não deve cortar o bolo ainda quente.
Para o recheio bata vigorosamente  o mascarpone até amolecer e vá adicionando o açúcar em pó até ficar com a doçura que mais gostar. Reserve esta mistura.
Às framboesas vá juntando também o açúcar em pó até ficar com a doçura que mais gostar, não esquecendo que a mistura do mascarpone também está doce. Reserve.
Montar o bolo: Corte o bolo ao meio com uma faca grande (não se preocupe se não ficar perfeitamente direito). Na parte inferior do bolo espalhar bem a mistura do mascarpone e de seguida espalhar as framboesas. Colocar a parte superior do bolo. Por fim polvilhe o bolo com açúcar em pó.

Bom Apetite!