terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bolo de Ginja





Bundt, não conhecia...é o nome em inglês de uma forma. Só conhecia o nome da forma em alemão, que se chama Gugelhupf.
Mas vamos à história deste deste bolo. Andava eu a navegar pelos blogues de culinária onde encontro as minhas inspirações e encontrei este blog, As Aventuras de uma Mamã, que me chamou logo a atenção. Não só me chamou a atenção pelas receitas, mas também pelo dinamismo e de certa forma a energia que transmitia em cada post. E lá estava o desafio de fazer um bolo usando a forma Bundt. Desafio aceite. Toca de comprar uma forma e procurar uma receita. E aqui está o meu Bundt de inspiração alemã :)
Espero que gostem!

Ingredientes:
*350g de ginjas em calda (comprei Sauerkirschen do supermercado Aldi)
*300g de manteiga
*1 pitada de sal
*10g de açúcar baunilhado (ou 1 colh. de chá de essência de baunilha)
*225g de açúcar
*6 ovos
*500g de farinha
*1 colh. de chá de fermento em pó
*8 colh. de sopa de leite meio gordo
*8 colh. de sopa de licor de ginja
*1 colh. de sopa de açúcar em pó para enfeitar o bolo

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Escorrer bem as ginjas num passador para largar toda a água. Mexer a manteiga, o sal, o açúcar baunilhado e o açúcar até ficar uma massa cremosa. Juntar um ovo de cada vez à mistura. Adicionar a farinha e o fermento alternando com o leite e o licor de ginja. Untar uma forma Bundt com manteiga e farinha, retirando da forma o excesso da farinha. Colocar metade da massa na forma. Distribuir as ginjas pela massa, podendo pressioná-las ligeiramente para dentro da massa. Cobrir depois com a restante massa. Levar ao forno durante cerca de 50 a 55 minutos ou até estar cozido, fazendo o teste do palito que deve sair limpo depois de espetar no bolo. Por fim quando estiver desenformado e frio, polvilhar com o açúcar em pó.

Bom Apetite! 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Queques salgados





Como infelizmente não nos podemos alimentar só de bolos, deixo aqui uma sugestão de uns queques salgados. Excelente para aproveitar e usar o que temos pelo frigorífico, seja carnes frias, queijos ou legumes. Dêem largas à vossa imaginação e aproveitem as vossas sobras e evitem o desperdício.
Espero que gostem!

Ingredientes:
*250g de farinha
*1 colh. de chá de fermento em pó
*1 ovo
*6 colh. de sopa de azeite
*1 iogurte natural
*125ml de leite
*sal e pimenta
*legumes à escolha q.b. (usei brócolos cozidos)
*carnes frias q.b. (usei bacon)

Preparação:
Numa taça misture a farinha e o fermento. Em outra taça misturar o ovo, o azeite, o iogurte e o leite e tempere de sal e pimenta. Reserve. Misture agora lentamente os ingredientes secos à mistura anterior. No final adicione os legumes e as carnes frias.
Aqueça o forno a 180ºC e entretanto unte formas de queques com manteiga e farinha para depois saírem mais facilmente das formas depois de cozidos. Coloque o preparado nas formas e leve ao forno até os queques estarem dourados e cozidos por dentro. Também aqui pode fazer o teste do palito nos queques e estes estão cozidos se o palito sair limpo.

Bom Apetite!