sexta-feira, 4 de abril de 2014

Bolo de Amêndoa com cobertura de chocolate




Quem me conhece sabe que adoro fazer bolos e especialmente comê-los. Não tenho muitas ocasiões para fazer bolos e quando os faço, só porque sim, acabo por ter de comê-lo quase todo sozinha.... o que a longo prazo não é uma boa ideia...a roupa fica estranhamente mais pequena :)
Quando soube que o jantar de aniversário da M seria cá por casa, disse logo que fazia o bolo. Esta receita é de um livro de receitas alemão de Christa Schmedes que se chama "Lieblingskuchen", que traduzido para português significa Bolo favorito. E está repleto de receitas com bolos favoritos tipicamente alemães que eu adoro.
Normalmente faço este bolo numa forma rectangular, mas como era o bolo de aniversário decidi fazê-lo numa forma Bundt para ficar mais bonito.
Experimentem! Garanto que vale a pena ;)

Ingredientes:

*6 ovos
*1 pitada de sal
*180g de açúcar
*180g de manteiga amolecida
*1 pacotinho de açúcar baunilhado (cerca de 8g)
*1/2 colh. de chá de canela
*200g de amêndoa moída
*100g de pão ralado
*200g de chocolate em barra e um pouco de leite para a cobertura
*avelãs grosseiramente picadas para o topping

Preparação:
Aquecer o forno. Untar uma forma (rectangular ou redonda com buraco) com manteiga e polvilhar com pão ralado. Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com a pitada de sal e vá juntado devagarinho 80g de açúcar. Bater a manteiga com o restante açúcar (100g), o açúcar baunilhado e a canela até ficar uma massa cremosa e espumosa. Juntar as gemas a este preparado. Juntar depois as amêndoas e o pão ralado. Por fim envolver as claras em castelo.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a 160ºC por 1 hora. Depois de cozido deixar arrefecer um pouco e desenformar para uma grade de bolos.
Entretanto levar ao lume em banho maria o chocolate em barra e se desejar para uma cobertura menos dura juntar um pouco de leite até ganhar uma consistência um pouco mais líquida. Quando o bolo estiver totalmente arrefecido cobrir com o chocolate derretido.

Bom Apetite!

Sem comentários:

Publicar um comentário