quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tarte de frutos Silvestres




Tenho andado ausente, é verdade. Mas é por uma boa causa. Tenho andado ocupada a cuidar de mim. Como tenho vindo a referir no blog, sou gulosa e gosto de comer....e esta maneira de ser a longo prazo trás as suas desvantagens. Alguns quilos indesejados e uma vontade incontrolável de fazer bolos, bolachas e coisas boas de todo o género. Mas não pode ser, principalmente para uma pessoa como eu que gosta tanto de comer e facilmente acrescenta uns quilos à balança.
Mas então, tenho andado a explorar blogs de culinária (como sempre) e descobri um novo mundo. A cozinha saudável, cozinha vegetariana, vegan, sem glúten, tantos legumes, tantos cereais e tantas maneiras de fazer exactamente aquilo que tanto gosto de comer, mas numa versão altamente saudável. É incrível o que tenho aprendido, o que tenho descoberto e é nisso que me tenho concentrado ultimamente.
Devo dizer que também tenho andado a cuidar do meu corpo de outra forma, através de bastante exercício físico o que também tem trazido os resultados esperados.

Agora de volta à receita que vos trago, uma tarte de frutos silvestres que é uma versão tão mais saudável e onde não sobrou nada a não ser esta última fatia que me apressei para fotografar antes que desaparecesse. Inspirado na receita do blog Green Kitchen Stories que tem receitas e fotografias deliciosas.

Espero que gostem, pois eu adorei.










Ingredientes:
*225g flocos de aveia
*70g amêndoa moída
*2 colh. sopa de amido de milho (farinha Maizena)
*1 pitada de sal
*1/2 colh. sopa de extracto de baunilha
*3 colh. sopa de manteiga
*2 colh. sopa de mel
*500g de frutos silvestres, reservar alguns para a decoração (usei morangos, mirtilos e framboesas, mas podem usar quais quiserem)
*1-2 colh. sopa de mel
*1 colh. sopa de sumo de limão + raspas de meio limão
*2 colh. sopa de folhas de menta, finamente picadas e algumas folhas para a decoração

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Juntar os flocos de aveia com a amêndoa moída, amido de milho e sal numa taça. Juntar a manteiga e o mel. Com as mãos amasse os ingredientes cuidadosamente até se formar uma massa. Moldar a massa numa bola, envolver com película aderente e levar ao frigorífico por 30 minutos. Este passo é importante para que ela não fique muito esfarelada quando a usar.
Juntar numa taça os frutos silvestres, o mel, sumo de limão e as folhas de menta finamente picadas e deixar ficar para desenvolverem seus sabores e aromas.
Após os 30 minutos retirar a massa do frigorífico e estendê-la numa tarteira formando uma base. Furar com um garfo a base da massa e levar ao forno por 10 minutos. Retirar do forno e colocar os frutos silvestres na base, voltar a levar ao forno por 35 minutos ou até a fruta começar a borbulhar. Retirar do forno e decorar com frutos silvestres e folhas de menta a gosto.

Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário