sábado, 1 de novembro de 2014

Doce de tomate, maçã e canela







Desde sempre que andava a ganhar coragem para fazer compotas. Sempre achei que seria super difícil, que não saberia quando a compota tinha atingido o ponto certo, que tinha de colocar uma série de aditivos para ter a consistência certa, etc. Completamente errada!!!
Quando descobri o mundo dos blogs culinários encontrei tantas receitas super simples e decidi que já não havia desculpas para não as fazer. No Natal de 2012 aventurei-me e fiz compotas para oferecer a amigos e familiares. Para mim foi um sucesso, estavam muito saborosas e consegui fazê-las bem. E quem as recebeu também elogiou, o que para mim foi muito gratificante.
Este Natal que passou voltei a fazer compotas para oferecer e como já tinha iniciado meu pequeno blog, tinha de as fotografar.
Pois bem, com as fotografias o desafio ainda é maior. Ainda tenho muito que aprender e evoluir no que toca às fotografias que coloco aqui no blog. Em parceria com a minha amiga de longa data, que por sinal adora fotografia, juntamos o útil ao agradável e fizemos uma sessão de fotografias com as minhas compotas. Hoje trago-vos uma das receitas com a qual participo mais uma vez no Dia Um....Na Cozinha!
Aproveitem a variedade de fruta e sejam criativos.


Ingredientes:
Para 4 frascos (200ml)
*800g de tomate (depois de pelado e escorrido)
*400g de maçãs (depois de descascadas)
*900g de açúcar
*1 pau de canela

Preparação:
Numa panela colocar o tomate e a maçã arranjados e partidos aos cubos, juntamente com o açúcar e o pau de canela. Misturar bem e levar a lume brando mexendo de vez em quando. Deixar cozer até atingir o ponto de estrada. Para saber se já atingiu o ponto de estrada, colocar um pouco do doce num prato e passar com uma colher ou ponta de uma faca. Se abrir uma estrada que não fecha de imediato, quer dizer que atingiu o ponto desejado. Passar o doce com a varinha mágica, tirando o pau de canela previamente.
Colocar o doce ainda quente em frascos de vidro esterilizados e fechar bem. Por os frascos de cabeça para baixo para criar um vácuo natural. Depois de frios conservar num lugar fresco e seco.
Uma sugestão é usar os doces para rechear bolos, como fiz com este Bolo de chocolate Natalício.

Bom Apetite!







8 comentários:

  1. Olá :)....
    Que maravilha de aspecto ;).....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Ficou lindo e deve estar uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra!
    Doce de tomate é maravilhoso, já fiz imensas vezes e adoro. Mas com maçã nunca provei. Deve ser mesmo bom e ainda por cima aromatizado com a canela, a minha especiari preferida. Uma excelente sugestão e sim, eu também costumo fazer compotas para oferecer no Natal. É um presente muito mais em conta e feito com carinho. ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Tem tudo para ser um doce perfeito.
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Adoro doce de tomate! É um dos que faço com mais frequência. A adição da maçã é óptima pois ajuda a torná-lo mais espesso. Também adoro fazer destas coisas para oferecer no Natal. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de doce de tomate e essa combinação parece-me excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar