quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Limoncello caseiro





Este Natal fiz algumas iguarias diferentes do habitual. Uma delas foi este Limoncello que tirei do blog que gosto muito e que sigo à algum tempo da Joana Roque, As Minhas Receitas. Posso dizer que a Joana foi uma grande inspiração para começar o meu blog.
O Limoncello é ideal para quem gosta de limão e bebidas fortes. Podem também usar o Limoncello em algumas receitas de sobremesa. Como acabei por não oferecer todos os meus frascos, pode ser que me inspire a fazer uma receita que leve Limoncello.

Ingredientes:
*6 limões
*250g de açúcar
*100ml de àgua
*700ml de Vodka

Preparação:
Lave os limões e retire a casca deixando a parte branca. Corte os limões ao meio e esprema-os. Reservar o sumo e a casca do limão. Leve em lume brando 100ml de àgua com a casca do limão e o açúcar, até este dissolver. Quando começar a ferver deixar mais 15 minutos em lume brando. Acrescente o sumo de limão e ferver por mais 5 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Colocar o Vodka num frasco esterilizado e juntar a mistura de limão, incluindo as cascas. Fechar o frasco e mexer bem. Guardar num local seco e fresco durante uma semana agitando o frasco todos os dias. Depois de uma semana pode retirar as cascas e passar o líquido num passador antes de o colocar em frascos ou numa garrafa.

Prost!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Bolo de Chocolate Natalício





Nesta época festiva devemos aproveitar cada momento para estar em família e com amigos e partilhar coisas boas.
E para começar o ano de forma diferente, participo no desafio lançado mensalmente pelas edições Dia Um.... na Cozinha!. Nesta 8ª edição o tema é "Uma iguaria de Natal".



Partilho aqui um bolo de chocolate natalício com recheio de doce caseiro de tomate, maçã e canela.





Boas Festas para todos e um excelente ano de 2014!!!

Ingredientes para o Bolo:
*6 ovos
*250g de manteiga
*250g de açúcar
*200g de tablete de chocolate
*4 colh. de sopa de farinha
*açúcar em pó e cacau para decorar

Preparação:
Derreta a manteiga e o chocolate partido em pedaços no microondas ou em banho maria. Bata as gemas com o açúcar e junte a mistura derretida de manteiga e chocolate. Bata as claras em castelo e reserve. Junte a farinha peneirada ao preparado anterior e por fim junte cuidadosamente as claras em castelo. Unte uma forma redonda sem buraco com manteiga e farinha e leve ao forno a 180º por cerca de 40 minutos. Deixe o bolo arrefecer um pouco antes de desenformar. Depois de desenformar deixe arrefecer completamente. Com uma faca comprida, corte o bolo a meio pela horizontal. Barre a parte inferior do bolo com um doce que mais gostar. No meu caso barrei com um doce caseiro que fiz de tomate, maçã e canela. Parece uma combinação fora do normal, mas ficou muito bom porque o doce nem sabe muito a tomate. Coloque a parte superior do bolo e cubra com o açúcar em pó e com o cacau faça desenhos natalícios. Para fazer as estrelas usei umas placas de plástico próprias para decoração de bolos. Mas pode recortar em papel os desenhos que quiser e usar como molde.

Bom Apetite!!