terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bolo de chocolate com recheio de mascarpone



Após uma longa ausência devido a umas férias magníficas, partilho um bolo de aniversário cheio de sabores ainda do Verão. Este bolo foi para o aniversário da minha mãe. Este ano decidi fazer um bolo para a minha mãe, mesmo sabendo que ela não gosta de doces nem bolos. Mas este ano tinha de ser, pois este ano foi possível juntar todos os membros da minha pequena família. 
A inspiração deste bolo veio de um blog lindíssimo - Bocadinhos de Açúcar. Alterei um pouco a receita, mas acho que no final ficou uma bolo lindo de morrer.... 

Ingredientes:
*200g de chocolate preto em tabelete
*200g de açúcar
*200g de manteiga sem sal
*70g de farinha maisena
*6 ovos

Para o recheio:
*200g de queijo mascarpone
*1 iogurte natural
*açúcar em pó q.b.
*frutos silvestres a gosto

Para a cobertura:
*200ml de natas
*açúcar em pó q.b.
*frutos vermelhos e morangos a gosto para a decoração

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Levar ao lume em banho maria a tabelete de chocolate com a manteiga até derreter. Bater as claras em castelo. Juntar a farinha maisena à mistura dos ovos e açúcar e misturar de seguida com o chocolate derretido. Por fim envolver cuidadosamente as claras em castelo à mistura. Levar ao forno numa forma untada durante cerca de 50 minutos. Quando o bolo estiver cozido, deixar arrefecer um pouco antes de desenformar. Depois de desenformado deixar o bolo arrefecer mais um pouco antes de cortar o bolo ao meio com a ajuda de uma faca comprida, de forma a poder rechear o bolo.
Para o recheio misture muito bem o mascarpone e o iogurte natural, até ficar com uma consistência mais cremosa. Vá adicionando o açúcar em pó até obter a doçura que mais gostar. Cubra a parte inferior do bolo com esta mistura, finalizando com frutos silvestres a gosto. Monte o bolo colocando a parte superior do bolo por cima da mistura de queijo e frutos silvestres.
Para cobrir o bolo, bata as natas com a batedeira e o açúcar em pó a gosto até ficarem um pouco mais duras, mas não demasiado. Cubra o bolo com as natas e por fim decore ao seu gosto com os morangos e frutos vermelhos.

Bom Apetite! 

Sem comentários:

Publicar um comentário